Locomotiva

 

Fabricada na Filadélfia, nos Estados Unidos, no ano de 1910 a Locomotiva 206 mede 6m de comprimento, 3,15m de altura e 2,86m de largura. Na primeira década do século XX ela foi trazida para o Brasil, sendo ela a segunda locomotiva a transitar em Conservatória.

Um dos símbolos da história do lugar que está logo na entrada na cidade: a antiga Maria Fumaça, da Rede Mineira de Viação, puxava os vagões de passageiros e também o trem com a produção de café, hoje estacionada em frente à antiga Estação Ferroviária de Conservatória, atual rodoviária.

A linha ferroviária e a estação, inauguradas por D. Pedro II em 21 de novembro de 1883, foram extintas após a instalação da indústria automobilística no Brasil e da política de construção de rodovias para privilegiar o transporte rodoviário de cargas, nos anos 60. Por aquela ferrovia, o vilarejo se interligava com o Rio e Minas, partindo de Barra do Piraí e chegando até Baependi em Minas Gerais.